quinta-feira, 9 de junho de 2011

Para o meu Namo

Hoje, na hora do almoço eu fui numa livraria procurar um livro do qual o meu chefe tinha falado por 3 vezes comigo - eu fiquei curiosa! Era um livro sobre a história do Brasil, contada por um tal Eduardo Bueno. Cheguei lá, procurei o livro e lá estava ele na prateleira: bonito, grande, cheio de imagens e com um texto interessante também. Mas custava quase 70 reais... que eu não tinha. Então recoloquei o livro na prateleira e, quando estava indo pra saída, passei por um stand com livros de poesia e contos. Peguei um da Clarice Lispector, que se chama "A descoberta do mundo". Abri, folheei rapidamente e parei pra ler um trecho, depois outro, depois outro... fui lendo e percebi que aquelas palavras estavam me convidando - não convidavam a comprar o livro, mas sim à escrever.

Deixei o livro no stand dele e saí da livraria pensando que, neste momento da minha vida, eu não quero ler a história que alguém escreveu: eu quero escrever a minha própria história. Eu quero contar o que eu estou sentindo com as minhas próprias palavras, e não ficar sentada lendo o que as palavras contam sobre pessoas estranhas.

Eu senti que estou vivendo pra mim, tomando decisões pra minha vida. Eu percebi que não importa o quanto significativo seja o que as pessoas têm pra me dizer, eu quero ouvir as minhas próprias palavras neste momento, lembrar da minha própria história.

Andei pelas ruas, de volta pro escritório pensando nisso. E passei o resto da tarde pensando na minha vida, lembrando de muitas coisas e de muitas pessoas. 
Lembrei de momentos como quando era bem pequena e machuquei, sem querer, uma amiguinha, com um brinquedo, e fiquei chorando abraçada com ela. 
Lembrei de fechar os olhos muito forte e conversar com Deus pela primeira vez, enquanto ouvia os gritos dos meus pais brigando. 
Lembrei da minha mãe cantando na cozinha do trabalho dela, e do cheiro de biscoito doce que vinha de dentro do forno. 
Lembrei das amigas da escola, no dia em que prometemos nunca nos separar - por onde será que elas andam hoje? Faz tanto tempo... 
Lembrei das sextas feiras em que eu ajudava a minha mãe a servir a mesa dos patrões. 
Lembrei de tardes na varanda daquele prédio em Copacabana, esperando o sol andar só mais um pouquinho, deixar a cadeira na sombra pra eu poder sentar e estudar química orgânica pro vestibular (olhando de vez em quando pro Cristo em cima do Corcovado e pedindo "Senhor, me ajuda a entender essa meleca"!) 
Lembrei da primeira vez em que fui numa boate com uma amiga, tropecei e caí sentada de bunda na escada, bem na frente dos meninos mais bonitinhos da festa... que desastre! 
Lembrei de ver meu irmão chorando quando minha mãe tinha de deixá-lo na instituição... e de sentir doer meu coração...
Lembrei dos bebês dos quais cuidei com tanto carinho... suas mãozinhas no meu rosto, suas vozes fofinhas e risadas contagiantes...!
Lembrei dos passos de dança que aprendi nas aulas de bolero.
Lembrei do dia em que quase morri afogada na piscina do clube, aos 9 anos! 
Lembrei da minha avó me ensinando a fazer trança no rabo do meu pônei de brinquedo. 
Lembrei das brigas que tive com o Enzo pelo msn, e das reconciliações no dia seguinte, na faculdade, com abraços e rodopios no meio do corredor.
Lembrei de ensiná-lo a fazer Moonwalker no mesmo corredor do 3º andar, de dar estrelas e saltos com o Guilherme no corredor do 4º andar, de lanchar tantas vezes com a Bárbara no corredor do 5º andar, de desistir pra sempre da faculdade no 2º andar e de reconsiderar essa decisão no térreo, depois de conversar com o Fernando.
Lembrei dos piqueniques no jardim da faculdade, das maquetes, dos comandos do AutoCAD...
Lembrei de ter ido ao show do Bon Jovi com a Walquiria, depois no show do Oasis, depois no do Guns n' Roses. 
Lembrei da primeira vez que fui dormir às 4h da manhã, morrendo de rir com as histórias da Gerusa e da Viviane, e da última vez em que fui dormir à essa hora, chorando de desespero com o meu trabalho final!! 
Lembrei da faxina que fiz junto com a Thaís e a minha mãe no apartamento novo, de me sentir cansada e feliz no fim do dia.
Lembrei das viagens pra Cabo Frio, Barra de São João, Vassouras, Quissamã, Paraty, São Paulo, Petrópolis... Teresópolis!


Lembrei da Torre Eiffel... e lembrei de uma carona até o metrô, no carro de um amigo que me apresentou ao dono dos olhos mais lindos do mundo...

Agora eu me lembro da primeira vez em que subi num palco... e isso me emociona tanto! Naquela noite, em outubro de 1998, eu estava destinada a ser sua. A vida foi seguindo e me levando... eu poderia ser uma folha num rio... um rio que chegou no oceano e uma folha que o atravessou, pegando um atalho pela Avenida Lineu de Paula Machado, 795.

É verdade, eu não sei por quantos caminhos a minha vida ainda vai me levar. E de que adiantaram todos os meus planos, se tudo foi sempre uma surpresa? E hoje parece que tudo foi sempre tão bom, tão bonito... mesmo as partes mais difíceis.
Agora, como antes, como sempre, eu não sei o que vai acontecer. Como o livro da Clarice, eu estou descobrindo o mundo, o meu mundinho. E me sinto feliz por sentir que o rio ainda me leva... que a minha vida não parou, que ainda há surpresas no meu caminho...

E que você vai ser sempre a mais especial de todas elas...

Te amo.

5 comentários:

Fabien disse...

Imagina que durante todos estos instantes de vida, eu estava em outro lugar, pensando em outras coisas, a pesar de estar seguindo o caminho até você. Enquanto vc estava fazendo um piquenique no jardim da faculdade, eu talvez estava ensinando ao Lucien de fazer a diferencia entre uma maçã e uma pêra. Na hora que vc foi nu show do Bon Jovi, eu talvez estava cozinhando com Maïté na frente das câmaras ? Sera que quando vc brigava com o Enzo no msn, eu era um garçom servindo pizzas na Espanha ?
Eu so sei que o dia que vc estava no topo da Torre Eiffel, eu tinha a sorte de estar do seu lado. A pesar da neve e do frio, sempre lembrarei do prazer de pegar o meu corpo ao seu na hora de te beijar, là encima dos telhados de Paris.

Je t'aime.

Guilherme (Guigo) disse...

Lembrei agora q tenho uma AMIGA incrivel... Linda e Especial...
Lembrei o qto sou afortunado por fazer parte das suas lembranças...
Lembrei agora... Mais do que nunca... O quanto TE AMO!!!

gggmello disse...

Lembrei agora q tenho uma AMIGA incrivel... Linda e Especial...
Lembrei o qto sou afortunado por fazer parte das suas lembranças...
Lembrei agora... Mais do que nunca... O quanto TE AMO!!!

Mr. G disse...

MUITO FELIZ Q VOCÊ TENHA ENCONTRADO SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, ERA TUDO O QUE ESSE ESPAÇO ESPERAVA! PARABÉNS!

Mr. G disse...

Feliz que tenha encontrado suas próprias palavras q esse espaço tanto esperava! Parabéns!Lindo começo! bjão!